A gigante do comércio eletrônico Amazon alocou mais de R$ 30 bilhões em recursos ao longo de 13 anos de atuação no Brasil. Recentemente, inaugurou seu primeiro centro de distribuição em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul, um marco significativo. Esses investimentos, conforme detalhado no relatório “De A a Z – Os Impactos da Amazon no Brasil”, abrangem uma ampla gama de áreas, desde geração de empregos até iniciativas culturais. Atualmente, a Amazon emprega aproximadamente 18 mil pessoas no país, tanto diretamente quanto por meio de suas operações.
O número de vendedores no site da Amazon aumentou consideravelmente em 2023, atingindo 78 mil, representando um crescimento de 53% em relação ao ano anterior. Notavelmente, 99% desses vendedores são pequenas e médias empresas brasileiras, enquanto apenas 1% são grandes corporações, como a Samsung. A empresa planeja expandir sua infraestrutura de distribuição em todo o Brasil, priorizando a agilidade na entrega e oferecendo vantagens como frete grátis para manter a fidelidade dos clientes. O presidente da Amazon no Brasil, Daniel Mazini, ressaltou a importância desse aspecto e mencionou os planos de expansão do polo de distribuição no Recife para atender à crescente demanda regional.
Sobre os futuros investimentos da Amazon, Mazini preferiu não entrar em detalhes, enfatizando o foco atual da empresa. Ele também esclareceu que, ao contrário de alguns concorrentes, como Netflix, Disney+ e Max, a Amazon não tem planos imediatos de implementar cobranças pelo compartilhamento de senhas no Prime Video. Além disso, a Amazon se comprometeu a operar todas as suas atividades no Brasil utilizando energia renovável a partir do próximo ano.