A gigante do e-commerce, Amazon, está se preparando para lançar uma nova seção em seu marketplace com produtos mais baratos, enviados diretamente da China. A iniciativa visa competir com o crescimento de sites como Temu e Shein, que oferecem preços baixos em produtos enviados diretamente do país asiático.
A nova seção da Amazon, ainda sem nome oficial, oferecerá moda sem marca, artigos para o lar e itens de necessidade básica, com entregas estimadas entre 9 e 11 dias. A empresa já iniciou o contato com vendedores chineses para integrar a plataforma.
A estratégia da Amazon se assemelha à da Shein, permitindo que os vendedores determinem a seleção de produtos e preços, além de produzir em pequenos lotes para testar a demanda. No entanto, a Amazon não adotará a abordagem agressiva do Temu, que controla os preços e a operação de marketing dos vendedores.
Ainda não se sabe se a Amazon utilizará a isenção de taxas alfandegárias para pacotes individuais com valor inferior a US$ 800, prática comum entre Temu e Shein, mas criticada por alguns políticos e grupos comerciais dos EUA.
A iniciativa da Amazon demonstra uma resposta mais direta ao crescimento de concorrentes que oferecem produtos a preços mais acessíveis, buscando atrair consumidores que priorizam o custo-benefício em suas compras online.