Renato S. Cerqueira/Estadão Conteúdo
A Black Friday já se tornou um evento de um mês inteiro no Brasil, o chamado Black November, e os varejistas estão se preparando para aproveitar essa oportunidade e superar os desafios logísticos que ela apresenta.
Uma pesquisa recente da Rcell com grandes varejistas regionais de 13 estados revelou que, em 2023, os principais obstáculos foram atrasos no abastecimento e dificuldades com o transporte. Para este ano, as empresas estão investindo em novos modais de transporte, melhorias na capacidade de armazenamento e gestão logística, além da adoção de tecnologias da informação para otimizar os processos.
Alexandre Della Volpe Elias, CMO do Grupo Rcell, destaca a complexidade da logística no Brasil: “Vale destacar que o Brasil é um país de dimensões continentais, o que impõe desafios como o valor do frete, a armazenagem e a escolha do modal, exigindo estudos e inteligência.”
Planejamento antecipado e foco no estoque:
A pesquisa indicou que 75% dos varejistas começam a planejar suas promoções com dois meses de antecedência. A principal estratégia para lidar com o aumento da demanda é antecipar as negociações com fornecedores, garantindo estoque suficiente para o volume esperado de vendas.
Elias reforça a importância do planejamento: “Quando falamos de logística, os dados mostram a importância de os varejistas se anteciparem e organizarem seus estoques com antecedência, considerando que estamos a dois meses do evento.”
Expectativa de aumento nas vendas e estratégias de marketing:
Cerca de 70% dos varejistas esperam um aumento no faturamento em relação a 2023. Para impulsionar as vendas, as estratégias mais utilizadas serão e-mail marketing, comunicação via WhatsApp e telemarketing ativo.
Público-alvo e ticket médio:
O estudo revelou que 50% do público decisor da compra é feminino, com idade entre 35 e 50 anos. O ticket médio das compras varia entre R$ 500 e R$ 1.500, e para atingir esse público, os varejistas apostam em redes sociais e WhatsApp, com foco em smartphones, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e produtos de informática.
Experiência do cliente em primeiro lugar:
A experiência do cliente também é prioridade para o Black November. 73% dos varejistas estão implementando melhorias com base no feedback dos consumidores, incluindo:
- Comunicação clara das ofertas;
- Otimização da logística;
- Variedade de produtos em promoção;
- Condições de pagamento flexíveis;
- Informações detalhadas sobre os produtos; e
- Investimentos em tecnologia para melhorar a navegação e usabilidade de sites e aplicativos.
Elias conclui: “O foco dos varejistas está em assegurar que cada contato seja uma oportunidade para surpreender positivamente o consumidor, reforçando a confiança na marca. Essa preocupação em ouvir os clientes e levar em consideração os feedbacks recebidos mostra o esforço constante em criar uma experiência de compra cada vez mais alinhada às necessidades e desejos do público.”
Com planejamento, investimento em logística e foco na experiência do cliente, os varejistas podem aproveitar ao máximo o Black November e impulsionar suas vendas.