Brasil Mais Produtivo quer impulsionar transformação digital em MPMEs industriais

Brasil Mais Produtivo quer impulsionar transformação digital em MPMEs industriais - Grupo CVR

foto: divulgação

Em um evento realizado na Fiesp nesta segunda-feira (23), o programa Brasil Mais Produtivo lançou sua modalidade de transformação digital, com o objetivo de aumentar a produtividade de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) do setor industrial. A iniciativa oferece suporte técnico e financeiro para a adoção de tecnologias avançadas, buscando reduzir a desigualdade tecnológica e promover um ambiente econômico mais equilibrado.

O programa se divide em duas frentes principais. A primeira, Smart Factory, conta com um investimento de R$ 160 milhões da FINEP e do BNDES, e visa desenvolver 300 projetos de inovação que beneficiem 8,4 mil MPMEs. As empresas participantes terão acesso a tecnologias como sensores digitais, computação em nuvem, big data e inteligência artificial, além de um curso de pós-graduação em Smart Factory com desconto.

A segunda frente consiste em consultorias em transformação digital, subsidiadas em 70% pela ABDI. A meta é realizar 1,2 mil atendimentos até 2027, avaliando a maturidade digital das empresas e oferecendo acesso a projetos de investimento com condições facilitadas pelo BNDES e FINEP.

O Brasil Mais Produtivo conta com o apoio de instituições como SENAI, Sebrae e Embrapii, que oferecem suporte técnico e financeiro para os projetos de transformação digital. A Embrapii, que se juntou ao programa em 2023, focará em tecnologias como internet das coisas, inteligência artificial e análise de dados.

A expectativa é que essas ações impulsionem a adoção de novas tecnologias e o aumento da produtividade no setor industrial, facilitando o acesso de pequenas e médias empresas a recursos que antes estavam disponíveis apenas para grandes corporações.

Compartilhar:

Mais Notícias

Nova norma permite atualizar valor de imóvel e pagar menos imposto de renda

Nova norma permite atualizar valor de imóvel e pagar menos imposto de renda

A Receita Federal anunciou uma nova regulamentação que possibilita aos proprietários de imóveis atualizarem o valor de seus bens até 16 de dezembro, sem a

Por frete mais rápido e barato, Mercado Livre dobra número de centros

Por frete mais rápido e barato, Mercado Livre dobra número de centros

O Mercado Livre anunciou um plano ambicioso para expandir sua operação logística no Brasil, com o objetivo de agilizar as entregas e fortalecer sua presença

Mais centros de distribuição e aviões: o plano do Mercado Livre para dobrar a operação logística

Mais centros de distribuição e aviões: o plano do Mercado Livre para dobrar a operação logística

Em ritmo acelerado de crescimento, o Mercado Livre vai inaugurar 11 centros de distribuição até o fim de 2025, passando dos 10 atuais para 21