Certificado Digital: por que é necessário?

O mundo digital vem ganhando cada vez mais espaço e os papéis estão sendo substituídos por diversos recursos online. Entenda!

 

Além da praticidade que é ter os documentos necessários sempre com você no celular ou no computador, ao obter um Certificado Digital também garante a realização de transações com rapidez e segurança.

 

Antes de te contarmos sobre todas as vantagens do Certificado Digital, vamos entender um pouco como surgiu, o que ele é no mundo digital e porque acaba sendo um dos recursos onlines mais utilizados por empresas e ambientes corporativos. 

O Certificado Digital é um documento que pode ser utilizado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Para pessoas físicas, é um registro eletrônico onde se encontram os dados, ou seja, um CPF Digital ou uma Identidade Digital com validade jurídica.   

 

Para pessoas jurídicas, esse documento online pode realizar transações online seguras, incluindo acessar sistemas e serviços relacionados à Receita Federal e outros órgãos do governo nacional. 

 

Este tipo de documento é seguro e exclusivo para uso próprio, visto que é gerado a partir de chaves criptográficas em arquivo digital ou token. Por outro lado, tem a validade de um ano e é protegido por uma senha. 

 

O uso do Certificado Digital está sendo obrigado em casos de assinatura em documentos específicos, como em atos de transferência e registro de bens móveis. Confira outras funcionalidades:

 
  • Facilidade para assinar documentos jurídicos;

  • Transações online seguras;

  • Acesso aos serviços online do governo;

  • Transações bancárias;

  • Abertura de empresas;

  • Privacidade na troca de informações via e-mail;

  • Acesso facilitado em diverso serviços eletrônicos;

  • Ecológico, visto que não há necessidade no uso de papéis.

 

O documento tem a possibilidade de ser adquirido de diversas maneiras, como em formato digital, hardware, smart card ou token. Assim como, também, existem diferentes tipos. Sendo eles:

 
  • Tipo A: Assinatura Digital;

  • Tipo S: Sigilo/Confidencialidade;

  • Tipo T: Carimbo.

 

Para pessoas físicas, o Certificado Digital mais indicado é o e-CPF, podendo ser emitido tipo A1 (validade de 1 ano e armazenado apenas em um computador) ou A3 (validade de 1 a 3 anos e disponibilizado em cartão, token ou qualquer computador).

Compartilhar:

Mais Notícias

8 de Março: Mulheres que mudam a história e o Mercado de Trabalho

8 de Março: Mulheres que mudam a história e o Mercado de Trabalho

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma data que vai muito além das homenagens. Ele simboliza a luta por igualdade

Por que vale a pena MEI ter um contador em 2025?

Por que vale a pena MEI ter um contador em 2025?

Se você é Microempreendedor Individual (MEI), já deve ter se perguntado: será que vale a pena ter um contador? Afinal, a categoria foi criada justamente

PIX no Imposto de Renda: Quem Deve Declarar e Como Fazer Isso Corretamente?

PIX no Imposto de Renda: Quem Deve Declarar e Como Fazer Isso Corretamente?

Desde seu lançamento em 2020, o sistema de pagamentos Pix revolucionou a forma como os brasileiros realizam transações financeiras. Substituindo transferências bancárias tradicionais, cartões e