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Como um e-commerce gaúcho driblou a enchente, teve o maior mês de sua história e não para de crescer

Romeu Donada e Luiz Carlos Porciuncula, sócios da Rede: barreiras nas estradas impediram a empresa de escoar mercadorias (Leandro Fonseca/Exame)

A Rede, empresa gaúcha que revolucionou a forma como indústrias vendem online, vem experimentando um crescimento exponencial nos últimos anos. Em 2023, mesmo diante dos desafios impostos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a empresa alcançou um faturamento de R$ 58,6 milhões, um aumento de 48,5% em relação ao ano anterior.

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Da consultoria ao marketplace

A trajetória da Rede começou em 2015, quando Nilso Porciúncula, percebendo a dificuldade das indústrias em ingressar no e-commerce, criou uma consultoria especializada. No entanto, a empresa logo identificou uma oportunidade ainda maior: a necessidade de um intermediário que conectasse indústrias e marketplaces, facilitando a venda online de produtos.

Em 2017, a Rede se reinventou, passando a atuar como uma espécie de “marketplace de marketplaces”. A empresa centraliza produtos de diversas indústrias e os oferece em grandes plataformas como Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magazine Luiza e Casas Bahia.

O segredo do sucesso: agilidade e eficiência

Um dos principais diferenciais da Rede é o seu modelo de negócio inovador, que elimina a necessidade de estoque próprio. Os produtos permanecem nas indústrias até serem vendidos, o que reduz custos e agiliza a entrega.

“No modelo de envio direto [dropshipping], acabam usando o estoque dentro da fábrica, e perdem o dinamismo e a organização”, explica Luiz. “Já no nosso modelo, o estoque está do nosso lado, assim que compra, conseguimos mandar muito rapidamente. Ganha agilidade”.

Além disso, a empresa investe em tecnologia e gestão eficiente, o que permite escalar rapidamente sem aumentar significativamente o quadro de funcionários. “Somos praticamente uma startup do varejo”, afirma Porciúncula.

Superando desafios e mirando o futuro

A Rede enfrentou um grande desafio em 2023 com as enchentes no Rio Grande do Sul, que interromperam suas operações por 20 dias. No entanto, a empresa se recuperou rapidamente e registrou o melhor mês de vendas de sua história em junho.

Com um novo armazém em construção e planos de expandir sua atuação para o e-commerce de varejistas tradicionais, a Rede demonstra que seu modelo de negócio é sólido e promissor. A empresa está pronta para continuar sua escalada meteórica no mercado de varejo online, impulsionada pela inovação, agilidade e eficiência.

Fonte: Exame.

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