Com a chegada da Era Digital, não é mais uma opção, tornou-se necessário a consultoria de processos dentro de uma empresa.
Estamos na Era Digital, onde a inovação, diferencial e criatividade são palavras de extrema importância quando o assunto são os negócios voláteis e exigentes do digital. Mas, antes de começarmos a pontuar o porque uma consultoria de processos é necessária dentro de um ambiente empresarial, vamos entender o que ela é e como ela atua.
Afinal, o que é uma consultoria de processos?
Economia de tempo e de recursos, uma rotina operacional melhorada e agilidade nas execuções de atividades são alguns dos conceitos que correspondem à consultoria de processos. Seu objetivo é traçado a partir do aumento da capacidade de produção, permitindo com que a empresa possa aumentar o seu faturamento junto a suas operações.
Ao idealizar um negócio, é necessário ter em mente a disciplina em primeiro lugar. Ao começar essa jornada, será requisitado adaptar o escritório físico e/ou uma infraestrutura tecnológica, por consequência, aumentando os gastos.
E eis que aqui entra em ação a consultoria de processos. Ela traz uma visão diferenciada diante dos problemas, e, com o tempo, torna-se uma estratégia que irá ajudar em outros aspectos difíceis da empresa. O consultor terá um olhar externo e imparcial, ou seja, conseguirá identificar os vícios diários e todas as questões que precisam ser resolvidas, oferecendo um diagnóstico junto com uma solução efetiva.
Como e quando essa consultoria atua?
Ao contratar uma consultora de processos, você terá em mente que a capacidade de procuração da empresa irá aumentar, possibilitando, assim, a expansão de novas operações.
Para que isso aconteça, existem passos que precisam ser seguidos.
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Identificação das áreas com as maiores deficiências;
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Otimizar essas áreas;
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Realizar uma resolução de problemas;
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Criação de estratégias corporativas.
Para que esses passos possam se concluir, existem diversas estratégias que são aplicadas durante uma consultoria em processos. Confira:
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Mapeamento: coleta de informações;
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Avaliação de pontos críticos: análise dos pontos burocráticos;
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Modelagem: organização dos processos e etapas;
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Mapeamento de oportunidades: identificação dos pontos que estão impedindo o aumento de produtividade;
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Padronização: formalização do processo e etapas;
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Implantação: escolha da proposta que será executada;
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Monitoramento: mensuração dos resultados.
Como a consultoria de processos pode ajudar na Era Digital
Vimos que a consultoria de processos auxilia nas questões presenciais de uma empresa, mas, ela também pode ajudar no digital?
Não só pode, como deve.
A consultoria de processos irá realizar essas mesmas estratégias dentro de toda a interface que os colaboradores estejam utilizando, organizando, planejando, solucionando problemas e criando novas estratégias em conjunto com uma disciplina regrada que tende a trazer um crescimento cada vez maior.