Digitalização Impulsiona Crescimento do Spoleto sem Demissões

Foto: divulgação.
 

A digitalização foi crucial para o aumento da capacidade e faturamento do Spoleto, sem a necessidade de demissões, afirmou Tom Moreira Leite, presidente do Grupo Trigo, durante sua participação no videocast “UOL Líderes” do UOL Economia. Além de liderar o Grupo Trigo, Moreira também preside a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

 

“Reestruturamos a lógica de atendimento do Spoleto e repensamos o fluxo operacional na cozinha”, disse Moreira. “A cozinha não estava preparada para o aumento de pedidos de delivery durante a pandemia, criando um gargalo operacional. Com isso, implementamos uma mudança necessária.”

 

O Grupo Trigo, que controla as marcas Spoleto, Koni, LeBonton, Gendai, China in Box, Gurumê e Spoleto, possui mais de 630 restaurantes no Brasil e várias marcas 100% digitais focadas em delivery. Além disso, o grupo conta com fábrica e distribuidora próprias, produzindo cerca de 41% dos insumos necessários para seus restaurantes e operações digitais.

Nos últimos cinco anos, a empresa investiu mais de R$ 10 milhões em novas tecnologias, incluindo soluções omnichannel para pedidos online e takeaway, digitalização dos restaurantes com totens de autoatendimento, site, aplicativo e programa de fidelidade baseado em cashback.

Com essas inovações, o Spoleto dobrou sua capacidade de atendimento. “Nosso limite era de 100 clientes por hora, especialmente nos horários de pico. Agora, conseguimos atender mais de 200 clientes por hora graças à digitalização e aos totens de autoatendimento”, explicou Moreira.

 

Aumento de Faturamento

Moreira destacou que as mudanças no fluxo operacional e a tecnologia implementada nas cozinhas resultaram em aumento de faturamento sem a necessidade de aumentar o quadro de funcionários. “Melhoramos a eficiência operacional, mantendo o mesmo número de funcionários, o que reduz os custos relativos com pessoal e aumenta a lucratividade”, afirmou.

Em 2023, o Grupo Trigo alcançou um faturamento sistêmico de cerca de R$ 2 bilhões, superando o recorde anterior de 2019. “2023 foi o melhor ano da história do Spoleto, impulsionado por esse processo de digitalização”, disse Moreira.

 

Serviço dos Motoboys

Durante o UOL Líderes, Moreira também comentou sobre o serviço dos motoboys. “Muitos entregadores preferem a flexibilidade dos aplicativos, permitindo-se conectar a diferentes plataformas e horários. É fundamental ter um cuidado com o ser humano, seja um funcionário, trabalhador de aplicativo ou chefe de cozinha”, concluiu Moreira.

Compartilhar:

Mais Notícias

Pinterest anuncia recursos para auxiliar as vendas de fim de ano

Pinterest anuncia recursos para auxiliar as vendas de fim de ano

créditos: unsplash O Pinterest já é conhecido como um paraíso da inspiração, mas agora a plataforma quer ir além e se tornar a referência quando

Pagamentos com Pix devem ultrapassar cartão de crédito na Black Friday

Pagamentos com Pix devem ultrapassar cartão de crédito na Black Friday

A Black Friday 2024 promete ser ainda mais digital e com consumidores mais conscientes! Uma pesquisa da OLX revelou que o Pix deve reinar como

Anúncios dentro de jogos eletrônicos conquistam cada vez mais consumidores

Anúncios dentro de jogos eletrônicos conquistam cada vez mais consumidores

O mercado de games no Brasil está em plena expansão e já movimenta bilhões! Um estudo da Comscore, “Explorando o Universo Gaming no Brasil”, revelou