Expansão de e-commerce pode levar ao fechamento de 45 mil lojas físicas em cinco anos

Há dez anos, a Amazon.com era a principal preocupação no setor varejista – e os varejistas, em certa medida, se ajustaram. No entanto, os especialistas do UBS sugerem que o comércio eletrônico ainda não acabou com as lojas físicas.

 

Os especialistas preveem que aproximadamente 45 mil lojas físicas fecharão nos próximos cinco anos, à medida que as compras online e grandes players como o site chinês de descontos Temu e a gigante da moda rápida de Singapura, Shein, ganham mais popularidade.

 

Esses fechamentos beneficiariam os grandes varejistas com mais recursos financeiros, como Walmart Inc. (WMT) e Target Corp. (TGT), enquanto colocariam os menores em maior risco. Cerca de 16.500 desses fechamentos de lojas podem afetar o setor de varejo de “softlines”, que inclui roupas e lençóis. Departamentos e lojas especializadas podem ser especialmente impactadas.

 

Os especialistas do UBS explicam que, com o aumento dos aluguéis, salários e outros custos, juntamente com investimentos em capacidade de pedidos digitais, os fechamentos serão acelerados. Eles também destacam que a relutância dos bancos em emprestar para varejistas, uma tendência que se agravou no primeiro trimestre, poderia levar a mais fechamentos.

 

Essa previsão surge em um momento em que mais pessoas estão voltando às compras presenciais, já que as restrições relacionadas à pandemia nos EUA foram praticamente levantadas. No entanto, os varejistas ainda enfrentam desafios para lidar com a demanda fraca por itens como roupas, devido ao aumento dos preços de necessidades básicas, como alimentos e moradia, que estão consumindo uma parte maior do orçamento dos consumidores.

 

Empresas como a varejista de roupas Express Inc. (EXPRQ) estão declarando falência e planejando fechar várias lojas. A Bed Bath & Beyond Inc. fechou todas as suas lojas físicas após sua própria falência no ano passado, embora ainda mantenha operações online após sua aquisição pela Overstock.com, agora Beyond Inc. (BYON). A Macy’s Inc. (M) anunciou em fevereiro que fecharia 150 lojas em um esforço para proteger seus lucros e modernizar seus negócios.

 

Os especialistas do UBS também alertam que outras lojas de departamento, como Nordstrom Inc. (JWN) e Kohl’s Corp. (KSS), estão em situação vulnerável. No entanto, eles estão mais otimistas em relação a empresas como a fabricante de tênis de corrida On Running (ONON) e a Deckers Outdoor Corp. (DECK), que vendem diretamente aos consumidores sem depender tanto de lojas físicas.

 

Atualmente, existem cerca de 958.533 lojas de varejo nos EUA, segundo o UBS. Em 2021, 58% das lojas de varejo eram operadas por empresas com menos de 20 funcionários, e 69% eram operadas por redes com menos de 500 funcionários, de acordo com os especialistas.

 

Eles calculam que a cada aumento de 1% na penetração do comércio eletrônico nos EUA, cerca de 8.000 lojas de varejo seriam forçadas a fechar. Apesar disso, eles ressaltam que as lojas ainda terão sua relevância, especialmente para retiradas e entregas de pedidos online, pois continuam sendo importantes para atender às expectativas dos consumidores por conveniência e entrega rápida.

Compartilhar:

Mais Notícias

Pinterest anuncia recursos para auxiliar as vendas de fim de ano

Pinterest anuncia recursos para auxiliar as vendas de fim de ano

créditos: unsplash O Pinterest já é conhecido como um paraíso da inspiração, mas agora a plataforma quer ir além e se tornar a referência quando

Pagamentos com Pix devem ultrapassar cartão de crédito na Black Friday

Pagamentos com Pix devem ultrapassar cartão de crédito na Black Friday

A Black Friday 2024 promete ser ainda mais digital e com consumidores mais conscientes! Uma pesquisa da OLX revelou que o Pix deve reinar como

Anúncios dentro de jogos eletrônicos conquistam cada vez mais consumidores

Anúncios dentro de jogos eletrônicos conquistam cada vez mais consumidores

O mercado de games no Brasil está em plena expansão e já movimenta bilhões! Um estudo da Comscore, “Explorando o Universo Gaming no Brasil”, revelou