O chefe do fundo de previdência e o CEO global do Google Cloud emitiram uma declaração conjunta pedindo desculpas pelo desligamento “extremamente frustrante e decepcionante”.
Mais da metade dos membros do fundo de previdência UniSuper passaram uma semana sem acesso às suas contas de previdência depois que uma “configuração incorreta sem precedentes” do Google Cloud levou à exclusão da conta de nuvem privada do provedor de serviços financeiros, revelaram Google e UniSuper.
Os serviços começaram a ser restaurados para os clientes da UniSuper na quinta-feira, mais de uma semana depois que o sistema ficou offline. Os saldos das contas de investimento refletiriam os números da semana passada e a UniSuper disse que esses seriam atualizados o mais rápido possível.
O CEO da UniSuper, Peter Chun, escreveu aos 620.000 membros do fundo na noite de quarta-feira, explicando que a interrupção não foi resultado de um ataque cibernético e nenhum dado pessoal foi exposto como resultado da interrupção. Chun apontou o serviço de nuvem do Google como o problema.
Em uma extraordinária declaração conjunta de Chun e do CEO global do Google Cloud, Thomas Kurian, a dupla pediu desculpas aos membros pela interrupção e disse que ela foi “extremamente frustrante e decepcionante”.
Eles disseram que a interrupção foi causada por uma configuração incorreta que resultou na exclusão da conta de nuvem da UniSuper, algo que nunca havia acontecido antes com o Google Cloud.
“O CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, confirmou que a interrupção surgiu de uma sequência sem precedentes de eventos em que uma configuração inadvertida durante a provisão dos serviços de Nuvem Privada da UniSuper resultou na exclusão da assinatura de Nuvem Privada da UniSuper”, disseram eles.
“Isso é uma ocorrência isolada e ‘única em sua categoria’ que nunca aconteceu antes com nenhum dos clientes do Google Cloud globalmente. Isso não deveria ter acontecido. O Google Cloud identificou os eventos que levaram a essa interrupção e tomou medidas para garantir que isso não aconteça novamente.”
Embora a UniSuper normalmente tenha duplicação em dois locais geográficos, para garantir que se um serviço falhar ou for perdido, ele possa ser facilmente restaurado, porque a assinatura de nuvem do fundo foi excluída, isso causou a exclusão em ambas as geografias.
A UniSuper conseguiu eventualmente restaurar os serviços porque o fundo tinha backups em vigor com outro provedor.
“Esses backups minimizaram a perda de dados e melhoraram significativamente a capacidade da UniSuper e do Google Cloud de completar a restauração”, disseram eles.
“A restauração da instância de Nuvem Privada da UniSuper exigiu uma quantidade incrível de foco, esforço e parceria entre nossas equipes para permitir uma extensa recuperação de todos os sistemas principais.
“A dedicação e colaboração entre a UniSuper e o Google Cloud resultaram em uma extensa recuperação de nossa Nuvem Privada, que inclui centenas de máquinas virtuais, bancos de dados e aplicativos.”
A UniSuper tem aproximadamente $125 bilhões em fundos sob gestão.