A startup indiana Flipkart vem tendo uma crescente de investimentos surpreendente desde que foi lançada no mercado. Fundada em 2007 por Sachin Bansal e Binny Bansal, a startup recebeu em captação de recursos, até 2015, mais de 15 bilhões de dólares.
Em 2023, Flipkart entrou em um aporte de rodada, começando pela Walmart, dona do e-commerce, que aplicou 600 milhões de dólares. E é neste aporte onde o Google aplicou o seu investimento de 350 milhões de dólares, batendo quase um bilhão de dólares para o Flipkart.
Como parte do investimento, a empresa multinacional de softwares também irá fornecer ofertas de nuvem ao Flipkart. O Google identifica a Índia como um mercado importante, visto que ele mesmo atinge mais de meio bilhão de pessoas por lá.
Segundo o TechCrunch, em 2020, Google teria planos de investir 10 bilhões de dólares em negócios indianos nos próximos cinco a sete anos. A multinacional já investiu, em torno de cinco bilhões e meio de dólares nas operadoras Jio Platforms e Airtel.
Flipkart, o número um em vendas online
Avaliada em mais de 37 bilhões de dólares, o Flipkard lidera o e-commerce eletrônico na Índia, onde envia produtos a centenas de milhões de consumidores. Após a rodada de investimento em 2021, o marketplace ganhou mais de 3.6 bilhões de dólares, passando a valer mais do dobro que valia quando o Walmart comprou uma participação de 77% em 2018.
Uma consultoria da Bernstein sobre o comércio online indiano aponta, com dados, que o mercado das startups indianas valerão mais de 133 bilhões de dólares em 2025.