Em um anúncio realizado nesta terça-feira, o Mercado Livre revelou seus planos de investir R$ 23 bilhões no Brasil em 2024, marcando um crescimento de 21,1% em comparação com o ano anterior.
Este montante representa uma aceleração significativa no ritmo de investimentos anuais da empresa em seu principal mercado, após um aumento de 11,5% nos aportes em 2023.
Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre e líder das operações de marketplace no Brasil, explicou à Reuters que essa expansão está impulsionada pela intenção da empresa em ampliar sua participação no mercado brasileiro em 2024, em meio às expectativas de um ambiente de negócios ligeiramente mais favorável em comparação com o ano anterior. No entanto, ele destacou que esses investimentos estão alinhados com uma visão de longo prazo.
Com mais da metade de sua receita gerada no Brasil, o Mercado Livre tem aumentado consistentemente seus investimentos no país nos últimos anos, em parte devido ao crescimento do comércio eletrônico durante a pandemia. Em contraste, em 2019, a empresa investiu R$ 2 bilhões no Brasil.
Yunes revelou que os investimentos em 2024 serão direcionados principalmente para quatro áreas-chave, com logística assumindo um papel central. Além da abertura de um novo centro de distribuição em Pernambuco já anunciado para julho ou agosto, a empresa está considerando a possibilidade de estabelecer mais dois armazéns no país, visando expandir sua presença em regiões com menor representatividade. No entanto, não foram fornecidos detalhes sobre a localização desses possíveis centros.
Além disso, o Mercado Livre planeja investir em tecnologia, com ênfase na contratação de novos colaboradores, e em sua unidade financeira, o Mercado Pago, através do lançamento de novos produtos nos segmentos de crédito, seguros e investimentos. Outro foco será na área de publicidade, com a empresa buscando desenvolver novas ferramentas para atrair mais audiência para os anunciantes por meio do Mercado Ads.