O Mercado Livre anunciou um investimento inédito em robôs para otimizar suas operações logísticas no Brasil. A empresa implementará um sistema de robôs autônomos em seu principal centro de distribuição em Cajamar, São Paulo, com o objetivo de aumentar a eficiência e reduzir o tempo de processamento de pedidos em até 20%.
Os robôs, semelhantes a aspiradores robô, são da marca Quicktron e possuem capacidade de transportar até 600 kg de mercadorias a uma velocidade de dois metros por segundo. Com autonomia de oito horas e recarga em duas horas, eles se deslocam de forma autônoma pelo centro de distribuição, retornando às estações de recarga sem intervenção humana.
A tecnologia “shelves to person” (prateleiras para pessoas) será utilizada, com os robôs responsáveis pela distribuição e movimentação de até 20 mil itens por dia. Essa integração com o trabalho humano visa otimizar o processo e reduzir o tempo de processamento dos pedidos.
Fernando Yunes, VP Sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, destaca que a integração dos robôs acelera os processos e melhora a capacidade de armazenamento, especialmente em períodos de alta demanda.
A adoção dos robôs faz parte de um investimento total de R$ 23 bilhões que a empresa planeja realizar no país em 2024, incluindo a contratação de 11 mil novos colaboradores. Até o final do ano, mais 234 robôs serão integrados à operação em Cajamar, com a expectativa de alcançar 80 mil pedidos por dia.
Após a avaliação dos resultados no Brasil, a empresa considera expandir a tecnologia para outros países.