Tang Yuo é uma inteligência artificial, é a CEO da empresa chinesa NetDragon desde 2022.
A empresa de games chinesa NetDragon inovou no quesito de tomadas das decisões estratégicas, colocando a inteligência artificial Tang Yu como CEO. Ela trabalha todos os dias, sem folgas e sem receber por isso.
Algo impossível quando falamos em seres humanos, não é mesmo? Tang Yu surgiu em 2022 com a proposta de liderar as decisões estratégicas da NetDragon, empresa que atua no segmento de jogos. Tang avalia as estratégias complexas, toma decisões, gerência e está presente nas execuções das tarefas.
Contudo, o seu grande diferencial está em como ela é construída. Tang Yu é uma IA baseada em dados, sem levar em consideração a opinião de outras lideranças humanas. E, de quebra, seu algoritmo é programado para tomar, especificamente, decisões inspiradas em outros grandes líderes e CEOs do mundo.
Alguns especialistas afirmam que se trata de uma estratégia arriscada, especialmente quando vemos que a empresa está avaliada em mais de um bilhão de dólares. Mas, os dados e pesquisas da NetDragon apontaram resultados totalmente diferentes, positivos e significativos.
A empresa, nos últimos meses, expandiu 10% (1.1 bilhões de dólares) de acordo com o Google Finance. Ela também afirmou ter colocado Tang Yu como CEO para garantir um ambiente empresarial mais justo e igualitário.
A verdade é que os resultados desse ‘‘teste’’ podem renovar o jeito que as empresas vem instruindo os seus líderes e tomando as principais decisões.
Mas, fica a grande questão, é realmente válido deixar as inteligências artificiais tomarem cargos elevados?