A implementação do Programa Remessa Conforme continua gerando insatisfação em todos os setores envolvidos, com o varejo brasileiro aguardando uma decisão sobre a isenção ou não de compras internacionais de até US$ 50. No entanto, além do ruído gerado, observa-se um aumento significativo na desistência de consumidores brasileiros na hora de finalizar suas compras em e-commerces estrangeiros.
Uma pesquisa conduzida pela consultoria Plano CDE, a pedido do Grupo Alibaba, revelou que 66% dos brasileiros não concluem o processo de check-out ao comprar em plataformas internacionais, uma tendência atribuída à atual política de tributação. Entre os que desistiram, 45% optaram por não realizar a compra em nenhum outro canal, seja no e-commerce nacional ou internacional.
Um dado destacado no levantamento é a opinião de 87% dos entrevistados, que concordam que a abordagem mais adequada seria a redução da taxação sobre produtos nacionais, em vez de tributar vendedores estrangeiros. O estudo enfatiza que os consumidores brasileiros recorrem a plataformas estrangeiras devido à falta de disponibilidade no mercado nacional e à busca por preços mais acessíveis.
O Grupo Alibaba comenta sobre as percepções dos consumidores, indicando a necessidade de equilíbrio na aplicação de impostos para promover um ambiente de comércio eletrônico mais inclusivo e competitivo, focado no consumidor brasileiro. Dos 2.535 entrevistados, 75% são contra o aumento de impostos relacionados às plataformas internacionais de e-commerce.