Com a aproximação da “Temporada de Compras”, que inclui Black Friday e Natal, o varejo se prepara para um período de aquecimento nas vendas. Uma pesquisa recente revela as expectativas dos consumidores e as tendências que devem impulsionar o mercado no segundo semestre.
Estratégias pós-venda: como se preparar para as grandes campanhas do segundo semestre
Consumidores planejam compras diversificadas
Os brasileiros pretendem aproveitar a temporada para adquirir produtos e serviços de diferentes categorias. Eletrônicos lideram a lista de desejos, com 54% da intenção de compra, seguidos por streamings de vídeo, com 33%. Em média, os consumidores planejam comprar quatro categorias de produtos e duas de serviços.
Preço, promoções e cashback são decisivos
O bolso continua sendo o principal fator na decisão de compra. Bons preços, promoções e frete grátis são os principais atrativos para os consumidores. Além disso, 73% dos entrevistados afirmaram que vão procurar lojas que ofereçam cashback.
Marcas estrangeiras e personalização ganham espaço
A pesquisa também destaca o crescimento dos players estrangeiros no mercado brasileiro. Quase metade dos consumidores que pesquisam em aplicativos de empresas internacionais pretendem comprar nesses canais.
Nesse contexto, a personalização da experiência de compra se torna cada vez mais importante. 79% dos entrevistados se sentem mais inclinados a comprar quando encontram produtos que se encaixam em seus interesses, e 69% priorizam a personalização na hora de escolher onde comprar.
Omnichannel: a chave para o sucesso
A pesquisa revela que os consumidores estão buscando experiências de compra híbridas, combinando canais online e offline. 25% dos entrevistados pretendem pesquisar e comprar em diversos canais, enquanto 1 em cada 4 planeja fazer compras omnichannel durante a temporada.
Diante disso, oferecer opções flexíveis de compra e retirada, além de investir em anúncios personalizados com o auxílio da inteligência artificial, são estratégias essenciais para o sucesso das empresas no período.
Conclusão
A Temporada de Compras 2024 promete ser um período de grandes oportunidades para o varejo. Com consumidores ávidos por boas ofertas e experiências personalizadas, as empresas que souberem se adaptar às novas tendências e oferecer um atendimento omnichannel de qualidade estarão à frente da concorrência.
Fonte: e-commerce BR